ENTIDADES LANÇAM CAMPANHA EM DEFESA DO CONSELHO NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA #FicaCNES



As Entidades, Empreendimentos e Redes de Cooperação Solidária, participantes da Oficina de Comercialização realizada no Âmbito do Projeto de Redes de Cooperação, fomentado pelo Ministério da Cidadania, reunidas em Brasília nos dia 07, 08 e 09 de maio de 2019, dialogaram acerca do Decreto n.º 9.759, editado em 11 de abril pelo Governo Federal, que afirma que estarão extintos todos os Conselhos que não tiverem sua justificativa de continuidade aceita pela Casa Civil da Presidência da República. Assim sendo, estas entidades deliberaram pela realização de uma campanha em defesa do Conselho Nacional de Economia Solidária e da Participação Social, campanha esta a ser realizada incialmente com 4 frentes de atuação, sendo:

1)Envio de nota em defesa do Conselho Nacional de Economia Solidária para o Ministério da Cidadania que deve formular a justificativa pela manutenção do CNES. Abaixo segue o modelo de nota e os e-mails para onde deve ser encaminhada.;

2)Gravar pequenos vídeos (no máximo 01 minuto, cada), de apoio à manutenção do CNES e postar nas páginas ou perfis pessoais do Facebook ou Instagram com a #FicaCNES.

3)Tirar fotos de empreendedor@s, intelectuais, autoridades, dirigentes de movimentos com a placa de identificação #FicaCNES que segue abaixo. Estas fotos também devem ser postadas no Facebook ou Instagram com a #FicaCNES.

4)Articular matérias, notas, reportagens nos veículos de imprensa local, regional, estadual e nacional em defesa da manutenção do CNES e da Participação Social.

Outras inciativas ou ações também são bem vindas!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Proposta de Nota em defesa do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES)

A Sua Excelência o Senhor
OSMAR TERRA
Ministro de Estado
Ministério da Cidadania

O Decreto n.º 9.759, editado em 11 de abril, afirma que estarão extintos a partir de 28 de junho os Conselhos que não tiverem suas justificativas aprovadas.
Nosso Conselho Nacional de Economia Solidária, funcionava no antigo Ministério do Trabalho, que também foi extinto 1º de janeiro de 2019 por meio da Medida Provisória 870/2019 e foi deslocado para o Ministério da Cidadania.
A manutenção do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) é fundamental para que as políticas públicas de geração de renda, inclusão produtiva e economia solidária possam ser ampliados, fortalecidos e monitorados, em especial, no atual momento do país de crise econômica e social.
Por isso, viemos afirmar a necessidade de #FicaCNES no Ministério da Cidadania.

Nome da Entidade, Rede, Empreendimento, Autoridade, Órgão.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encaminhar esta mensagem para

agenda.ministro@cidadania.gov.br;
claudio.franke@cidadania.gov.br;
gustavo.saldanha@cidadania.gov.br

Com cópia para: ficacnes@gmail.com




Comentários