INSTITUTO REDES REALIZA WEBINÁRIO CONSTRUINDO ARRANJOS PRODUTIVOS SOLIDÁRIOS - CONFECÇÃO

Iniciando uma série de encontros virtuais sobre arranjos produtivos solidários, o Instituto Redes para o Desenvolvimento, realizou, em 18 de novembro, o webinário “Construindo Arranjos Produtivos Solidários” -
As possibilidades da Cadeia Produtiva da CONFECÇÃO na geração de trabalho e renda a partir de negócios solidários.

O webinário cumpriu uma etapa de mobilização e articulação do Projeto Redes Dois, executado pelo Instituto Redes em termo de colaboração com o Governo Federal, com o objetivo de apresentar as propostas de ações do eixo de desenvolvimento de negócios e empreendimentos sustentáveis e solidários, e conhecer e debater possibilidades da cadeia produtiva da confecção na viabilização econômica de empreendimentos solidários.

No 1º Painel Desenvolvimento de negócios sustentáveis e solidários, Aguinaldo Luiz de Lima
, diretor presidente do Instituto Redes, inicia o webinário apresentando o desafio de construir arranjos produtivos solidários a partir de três perspectivas: Arranjos Produtivos como estratégia de geração de trabalho e renda; Economia Solidária e Arranjos Produtivos e Construir Arranjos Produtivos a partir do fomento e fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Em seguida, Cristiane Gonçalves, assistente de apoio do Instituto Redes, destaca o estudo
PERFIL DA ATIVIDADE ECONÔMICA DOS EMPREEENDIMENTOS da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, tendo por base os dados obtidos no SIPES 2020, na etapa de monitoramento do projeto Redes Dois, qualificando esse material como ferramenta de observação dos/para os empreendimentos da Rede de Saúde Mental.

Para o 2º Painel
A construção de Arranjos Produtivos Solidários na cadeia produtiva da confecção, convidamos Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar, especialista em geração de trabalho e renda sustentáveis, que nos apresentou as possibilidades e desafios de geração de trabalho e renda na cadeia produtiva da confecção, destacando o programa Tramando Junt@s que propõe uma nova metodologia para negócios coletivos. 
Em seguida, Raiana Pires, formada em Serviço Social, idealizadora e criadora da marca Psicotrópica nos possibilitou diálogos inspiradores para o desenvolvimento e aprimoramento da produção, relatando sua trajetória e experiência inovadora percorrida no universo da moda e confecção e da sua vivência com trabalhadores da saúde mental.


Aguinaldo Lima, concluindo este Painel, informa que dentro do Eixo Qualificação dos Empreendimentos
do projeto Redes Dois, o Instituto Redes realizará Oficinas Criativas para qualificação dos empreendimentos, iniciando pela Oficina de Customização de Camisetas ainda neste ano.

Ao final do
Webinário, destacamos que essas potencialidades e vocações podem e devem ser estimuladas a partir de uma orientação estratégica como a do Arranjo Produtivo Solidário. Essa estratégia poderá estruturar as ações dos diversos atores na cadeia do setor de confecções, principalmente para o surgimento de novos e melhores produtos, incluindo a capacitação desses atores.


Materiais do Webinário para download:

1. Construindo Arranjos Produtivos Solidários - (pdf) Aguinaldo Lima, Instituto Redes;

2. Perfil da Atividade Econômica dos Empreendimentos - (pdf) Cristiane Gonçalves, Instituto Redes;

3. Construindo Arranjos Produtivos Solidários - (pdf) Miriam Duailibi, Instituto Ecoar;

4. Psicotrópica & Pedro Motta - (video) Raiana Pires, Psicotrópica

Comentários