Projeto #TerritórioSemFome firma parceria com Centro de Apoio Comunitário de Perus para combater a insegurança alimentar e promover a cidadania no #RecantoDosHumilde

O projeto #TerritórioSemFome, uma iniciativa do Instituto Redes, realizou na última quarta-feira (21/02/2024) um encontro de sensibilização e parceria com o Centro de Apoio Comunitário de Perus (CACP), uma organização social que atua na comunidade #RecantoDosHumilde, uma das mais carentes e vulneráveis da região de Perus, na zona norte de São Paulo.

O objetivo do encontro foi apresentar o projeto #TerritórioSemFome ao CACP e estabelecer uma parceria para a implementação das ações do projeto no território #RecantoDosHumilde. O projeto #TerritórioSemFome busca não apenas combater a insegurança alimentar, mas também fortalecer os laços entre as comunidades e criar soluções sustentáveis para os problemas enfrentados.

O encontro contou com a participação da equipe do Instituto Redes, formada por Serginho Silva, Matheus Maciel, Ana Cristina Zilotti e Célia Leme, e da responsável pelo CACP, Laise Oliveira Cunha, que demonstrou muito interesse e entusiasmo pela proposta do projeto.


Durante o encontro, a equipe do Instituto Redes explicou como o projeto funciona, quais são as atividades previstas, quais são os benefícios esperados e quais são os critérios de seleção das comunidades parceiras. Em seguida, abriu-se um espaço para o diálogo com a responsável pelo CACP, que relatou as dificuldades e as demandas da comunidade #RecantoDosHumilde, que sofre com a falta de infraestrutura, de serviços públicos, de oportunidades de trabalho e de renda, e de acesso à alimentação saudável e de qualidade. Ela também destacou o potencial da comunidade, que possui uma forte organização social, uma cultura diversa e uma vontade de superar os desafios.

Diante disso, apresentou-se a possível parceria entre o projeto #TerritórioSemFome e o CACP, que consistiria em:Articular Ciclo de Formação para trabalhadores/as informais, que trabalham por conta própria e sem-emprego, para capacitação com possibilidade de geração de trabalho e renda.
  • Fornecer cestas de produtos orgânicos mensais para as famílias cadastradas no projeto, com alimentos produzidos por agricultores familiares orgânicos, incentivando a metodologia da economia popular solidária e a segurança alimentar e nutricional.
  • Realizar oficinas de educação alimentar e nutricional, de culinária saudável e de aproveitamento integral dos alimentos, visando promover hábitos alimentares mais saudáveis, reduzir o desperdício e valorizar a cultura alimentar da comunidade.
  • Desenvolver ações de mobilização e de articulação com outros atores sociais, identificando novos parceiros e as organizações da sociedade civil, buscando ampliar o alcance do projeto, bem como garantir os direitos e a cidadania da comunidade.
Laise Oliveira Cunha aceitou a proposta de parceria e se comprometeu a colaborar com o projeto, disponibilizando o espaço físico do CACP, a equipe técnica, os recursos materiais e a rede de contatos com a comunidade. Ela também sugeriu algumas adaptações e complementações ao projeto, de acordo com as especificidades e as necessidades do território #RecantoDosHumilde.

O encontro foi muito produtivo e satisfatório, pois conseguiu-se estabelecer uma parceria com o CACP, uma organização reconhecida e respeitada na região de Perus, que possui uma ampla experiência e uma grande capilaridade na comunidade #RecantoDosHumilde. Acredita-se que essa parceria será fundamental para o sucesso do projeto #TerritórioSemFome nesse território, pois permitirá uma maior aproximação, uma maior participação e uma maior identificação da comunidade com o projeto.

Além disso, o encontro foi uma oportunidade de conhecer melhor a realidade, os desafios e as potencialidades da comunidade #RecantoDosHumilde, bem como de dialogar e de trocar experiências com a responsável pelo CACP, Laise Oliveira Cunha, que se mostrou muito aberta e receptiva à proposta do projeto. Ficou-se impressionado com o trabalho que ela realiza e com a sua dedicação e compromisso com a comunidade.

Por fim, o encontro foi uma fonte de inspiração e de motivação para a equipe do Instituto Redes, que saiu do encontro com a certeza de que o projeto #TerritórioSemFome é uma iniciativa que pode fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário.


Comentários

Postagens mais visitadas